Metodologia de ensino
Curso de aperfeiçoamento para cirurgiões-dentistas, oferecido em 100 horas de formação teórica, prática
laboratorial e clínica. Um curso voltado ao Diagnóstico e ao Projeto de Reabilitação Oclusal.
Trata-se de técnica e a lógica da especialidade sendo exposta, explicada, debatida e, principalmente, assimilada, possibilitando aos alunos verem a oclusão dentária como ciência básica da odontologia e entenderem o porquê das perdas dentárias, das perdas ósseas localizadas, das fraturas e desgastes patológicos dos dentes, dos problemas articulares de origem oclusal e demais consequências do sobreuso deste sistema biomecânico.
É através da análise deste sistema que nos permite propor o nosso método: a reabilitação oclusal plástica. Uma modalidade de reabilitação oclusal reversível, modelável e reparável.
Objetivos
O objetivo do curso é promover uma maior segurança onde será explicada os princípios de diagnóstico da reabilitação, debatendo e principalmente, assimilando com prática laboratorial e clínica.
No curso, os alunos irão aprender a dominar o uso de articulador semi ajustável, entender a mecânica e os constituintes da oclusão na reabilitação e confecção de placa oclusal, além de discutir casos clínicos para o aprimoramento de reabilitação.
Programação
Durante os três módulos, o aluno passará a dominar o uso do articulador semi-ajustável de forma inédita. Aprenderá e treinará o uso do dispositivo Jig&Pua, que permite registros gráficos dos movimentos mandibulares no plano horizontal e sua transferência ao articulador. Reconstituirá discos e
cápsulas da articulação têmporo-mandibular, e também a musculatura envolvida na atividade oclusal, usando manequins fiéis ao crânio natural. Reconstruirá em cera a oclusão de um paciente bruxista com alto grau de desgaste e ainda, construirá uma placa interoclusal de forma rápida e eficiente. E para coroar o aprendizado, terá a oportunidade de executar uma plástica oclusal em manequim.
O que você irá aprender
- Tipos de articuladores;
- Montagem em articulador;
- Fundamentos da oclusão;
- Conceitos de mecânica da oclusão;
- Conceitos de diagnóstico oclusal;
- Placas oclusais, quando e quais devemos utilizar?
- Confecções de placa oclusais;
- Entender a reabilitação de casos simples e complexos.
- Quando e como reabilitar?
- Técnica de scaneamento
- Odontologia 3D
Hands-on laboratorial e prática clínica
O conteúdo teórico baseia-se no tripé reabilitador da oclusão mutuamente compartilhada de Anibal Alonso: forma e tamanho; planos, linhas e pontos de referência e na localização do eixo terminal de rotação da mandíbula. Adicionamos a este tripé um quarto eixo: a avaliação da carga oclusal prevista. E guiando este eixo, nós temos a definição da doença oclusal de James Lytle.
Todo material incluso*
Com o intuito de proporcionar uma experiência única de aprendizagem e execução, todos os materiais que acreditamos ser essenciais estarão disponíveis para uma obtenção de uma melhor prática clínica.
- Exceto contra-ângulo, peça reta, jaleco.
- Para execução das atividades práticas os alunos devem ter um modelo superior e inferior em gesso.
Cronograma
1°módulo