1º - De 07 a 10 de Abril de 2021
2º - De 05 a 08 de Maio de 2021
3º - De 09 a 12 de Junho de 2021
Curso de pós-graduação para cirurgiões-dentistas oferecido em 96 horas de formação teórica, pratica laboratorial e clínica. Um curso voltado ao DIAGNÓSTICO E AO PROJETO DE REABILITAÇÃO OCLUSAL.
Abrange o ensino e o treinamento da tecnologia de reabilitação dento-neuro-mio-oclusal. É a técnica e a lógica da especialidade sendo exposta, explicada, debatida e, principalmente, assimilada. Permite aos alunos verem a oclusão dentária como ciência básica da odontologia. Entenderem o porquê das perdas dentárias, das perdas ósseas localizadas, das fraturas e desgastes patológicos dos dentes, dos problemas articulares de origem oclusal e demais consequências do sobreuso deste sistema biomecânico.
E é a análise deste sistema que nos permite propor o nosso método: a reabilitação oclusal plástica. Uma modalidade de reabilitação oclusal reversível, modelável e reparável.
Durante três módulos (07 a 10 de Abril, 05 a 08 de Maio , 09 a 12 de Junho de 2021), o aluno passará a dominar o uso do articulador semi-ajustável de forma inédita. Aprenderá e treinará o uso do dispositivo Jig & Pua, que permite registros gráficos dos movimentos mandibulares no plano horizontal e sua transferência ao articulador. Reconstituirá discos e cápsulas da articulação temporomandibular, e também a musculatura envolvida na atividade oclusal, usando manequins fiéis ao crânio natural. Reconstruirá em cera a oclusão de um paciente bruxista com alto grau de desgaste e ainda, construirá uma placa interoclusal de forma rápida e eficiente. E para coroar o aprendizado, terá a oportunidade de executar uma plástica oclusal em manequim.
O conteúdo teórico baseia-se no tripé reabilitador da oclusão mutuamente compartilhada de Anibal Alonso: forma e tamanho; planos, linhas e pontos de referência e na localização do eixo terminal de rotação da mandíbula. Adicionamos a este tripé um quarto eixo: a avaliação da carga oclusal prevista. E guiando este eixo, nós temos a definição da doença oclusal de James Lytle. Nos guiarão ainda, artigos que foram revolucionários para o estudo da oclusão dentária humana. Dos trabalhos pioneiros de Angelo D ́Amico na biomecânica e de Ricketts na eletromiografia, passando pelas pesquisas de Ulf Posselt até a moderna gnatologia preconizada por Arn Lauritzen, Peter Dawson, Irwin Becker e de Anibal Alonso. Toda fase de formação básica ocorrerá ao longo de 3 módulos mensais.
Ao final deste primeiro curso, o aluno estará familiarizado com a ideia de Projeto de Reabilitação Oclusal e estará apto ao treinamento clínico da Reabilitação Oclusal Plástica.
*A matrícula será efetivada por ordem da lista de pré-inscritos